Pilea peperomioides é um excelente representante do gênero Pilea, que inclui mais de quatrocentas espécies de plantas. A pilea está no auge da popularidade, o Instagram e o Pinterest estão cheios de fotos com esta planta incrível com folhas suculentas brilhantes e redondas. Mas o que fazer se a Pilea perde as folhas?
O que fazer se a planta começa a perder as folhas?
- Remova todas as folhas danificadas e areje a superfície da terra com um bastão.
- Se o solo estiver seco, coloque-o no chuveiro com água em temperatura ambiente por 3 minutos. Se o solo estiver encharcado troque-o do zero por um específico para suculentas. Em ambos os casas, nunca deixe a água no pires.
- Uma vez por mês, adicione fertilizante líquido específico para plantas verdes.
- Até que as temperaturas externas se estabilizem em torno de 15 °, mantenha-a dentro de casa, em plena luz, perto da janela, mas longe de radiadores e luz solar.
- Para um crescimento uniforme, gire o vaso toda semana.
Você sabia… Na linguagem das plantas, dar uma Pilea peperoimioides deseja a quem a recebe prosperidade e abundância. Também chamada de planta da moeda, é um símbolo de boa sorte!
Doenças e pragas da Pilea peperomioides
Como a maioria das plantas de interior, Pilea é afetada por cochonilhas, ácaros e tripes. O ar seco na sala onde a flor é mantida provoca sua reprodução.
Inspecione cuidadosamente a planta e se notar um revestimento branco nas folhas, sua superfície pegajosa ou pontos brancos e marrons, comece a tratar.
É necessário enxaguar as folhas com água morna e tratar com inseticidas. Alguns sinais externos podem sinalizar doenças da Pilea:
- Folhas enrugadas indicam um aumento ou, ao contrário, uma temperatura mais baixa;
- Folhas enegrecidas e macias – encharcamento, às vezes combinado com baixas temperaturas. Sob tais condições, as raízes começam a apodrecer;
- Manchas de cor amarela ou acastanhada – queimaduras;
- O clareamento das folhas indica luz excessiva. A planta deve ser removida da janela.
- A queda das folhas inferiores – o envelhecimento da planta.
Você sabia… De onde veio a Pilea peperomioides?
A terra natal da Pilea peperomioides são as regiões montanhosas do oeste da China, também é comum na Índia. A planta foi descoberta pela primeira vez em 1906, mas só em 1946 foi levada para a Noruega para estudo.
Fato interessante: depois que a planta foi levada para a Europa, ela rapidamente se dispersou entre os floricultores amadores que a propagaram e a compartilharam entre si.
Apesar da popularidade de uma planta nova e incomum, os botânicos conseguiram estabelecer sua identidade de espécie apenas na década de 80 do século passado, quase 40 anos após sua descoberta.
A primeira publicação sobre ela apareceu no jornal botânico de Kew Gardens em 1984.
E agora, em 2019, a planta se tornou tão popular que a Pilea é mais fácil de encontrar em uma loja de jardinagem ou viveiro de plantas do que em sua terra natal, a China.