Suculentas: o que são, tipos, cuidados em casa

Handreza Hayran
Handreza Hayran
8 Minutos de Leitura
Fonte: Instagram @xplant.co.kr

Nem todo mundo sabe que o nome “suculentas” esconde todas as nossas preferidas simples, lindas e despretensiosas plantas que encontramos todos os dias.

As suculentas são plantas bastantes difundidas e populares no mundo. Existem cerca de 800 variedades desta planta.

Devido às suas propriedades que proporcionam reservas de água, essas plantas podem sobreviver em condições de umidade insuficiente, bem como sob exposição prolongada aos raios ultravioleta, por isso são tão populares.

As suculentas não requerem cuidados extremos e mesmo um jardineiro novato pode lidar com o cultivo desta planta.

O que são as suculentas?

O que está escondido sob o nome misterioso de suculentas? Na verdade, tudo é simples: são plantas capazes de armazenar água. Graças a isso, não precisam de regas frequentes e podem crescer mesmo nas zonas mais secas.

Todas as suculentas são divididas em dois tipos:

  • Umidade é armazenada no caule: A umidade é armazenada em uma haste espessa e poderosa, e as folhas são pequenas e imperceptíveis. Às vezes na forma de espinhos. Este grupo inclui muitos cactos.
  • Suculentas do caule: A umidade é armazenada nas folhas. O exemplo mais famoso é a aloe.

Tipos de suculentas

Existem muitos tipos de suculentas. É difícil até mesmo classificá-las claramente de acordo com gêneros e famílias. Portanto, iremos apenas falar sobre as mais populares e interessantes.

Aloe

Aloe é o rei das suculentas, amplamente utilizadas não só como decoração, mas também na medicina, fármacos e cosmetologia. Ela vem da África do Sul. Apenas algumas variedades são cultivadas em casa.

Cactos

Os cactos suculentos tem caules fortes e arredondados. Além disso, eles podem ser esféricos, cilíndricos, em forma de disco e em forma de vela.

Existem duas categorias: desértica e tropical.

Os cactos do deserto estão mais habituados à seca, com troncos grossos sem folhas, mas com espinhos.

Os tropicais são da América do Sul. Seus caules são mais finos e longos, e os espinhos são macios e delicados. Às vezes, esses cactos crescem diretamente em outras plantas.

Echeveria ou Rosa de Pedra

Na natureza, existem cerca de 170 espécies desta planta. Essas plantas apresentam folhas suaves e suculentas com saburra esbranquiçada, acinzentada ou azulada.

Existem também espécies com folhas aveludadas.

Aeonium

As folhas do aeonium, arredondadas e ligeiramente pontiagudas nas pontas, lembram flores de várias camadas de dálias ou rosas na aparência.

Ao mesmo tempo, elas tem cores completamente únicas – um gradiente verde ao longo das bordas recortadas pode ser contornado com rosa ou vermelho, existem também espécies roxas escuras, pretas, limão e verdes.

O caule da aeonium é muito curto, e as folhas são fortemente pressionadas umas contra as outras, crescendo em um padrão xadrez do centro para as bordas.

Graptopetalum

A atratividade desta planta reside principalmente em sua floração incomum. Ramos com belas “estrelas” de cinco pétalas aparecem em uma planta de folhas carnudas. Essa extravagância dura de 2 a 3 semanas, e então a suculenta retorna à sua aparência padrão.

Crassula ou “árvore da amizade”

Com muito mais frequência, essa planta é chamada de “crassula”, “árvore da felicidade” ou “árvore do dinheiro”. As suas folhas arredondadas com brilho amarelado parecem moedas, pelo que esta suculenta é considerada um amuleto que atrai riqueza financeira e prosperidade para a casa.

Aspectos positivos

  • A planta não exige cuidados. Multiplica-se facilmente e cresce rapidamente. A planta adapta-se perfeitamente a qualquer condição, tolera bem regas ocasionais, sol e sombra espessa.
  • Aparência atraente e incomum. Flor rara, mas bela.
  • A árvore da amizade limpa o ar de bactérias e vírus graças aos fitoncidas contidos nas folhas.
  • É usada na área médica. A planta tem propriedades regeneradoras, imune estimulantes e envolventes.
  • As folhas ajudam com picadas de abelhas, mosquitos e outros insetos.
  • O suco dessa planta é usado para tratar contusões.

O que significa se a árvore da amizade floresceu?

A árvore do dinheiro raramente floresce. Apenas alguns sortudos conseguem ver flores em suas plantas.

Acredita-se que uma árvore do dinheiro em flor pode trazer uma riqueza inesperada para seu dono. Essa planta florescendo significa um lucro rápido, uma herança ou uma grande vitória.

Como cuidar de suculentas?

Cada tipo de planta suculenta tem suas próprias características de cultivo. No entanto, em geral, o cuidado com as suculentas é o mesmo para todas as espécies.

Iluminação

Para todas essas espécies, os raios do sol são vitais. O calor escaldante é preferido por espécies de plantas do deserto como cactos, aloe vera e outras. Por este motivo, é aconselhável cultivá-los nas varandas e peitoris das janelas na parte sul da casa.

No inverno, as suculentas entram em um “período de dormência”, a fotossíntese fica mais lenta, portanto, poucas horas de luz do dia não representam um grande problema, mas você ainda não deve colocar as plantas em um canto escuro.

Ar

As suculentas precisam de boa ventilação para um desenvolvimento normal. O acesso de ar às raízes deve ser fornecido por solo rochoso solto.

Em geral, as plantas respondem bem à ventilação do local, e no verão recomenda-se plantá-las em canteiro, ou pelo menos levá-las em vasos para uma varanda. A umidade natural do oxigênio, a partir da qual as folhas absorvem os elementos que faltam, tem um efeito positivo.

Rega

Um excesso de umidade para um determinado grupo botânico é mais destrutivo do que sua falta de umidade a longo prazo, portanto, vale a pena exercer moderação e cuidado com a água.

Durante o crescimento ativo e a floração, as suculentas devem ser regadas 1-3 vezes por semana em pequenas porções.

Fertilizantes

Qualquer matéria orgânica é categoricamente contraindicada para suculentas, mas fertilizantes minerais com fósforo e potássio serão úteis.

Controle de pragas e doenças

Mesmo as variedades mais despretensiosas não estão imunes a problemas. Embora suculentas quase não tenham pragas e parasitas. Ocasionalmente, ácaros e cochonilhas são encontrados. Para combatê-los, use acaricidas e medicamentos.

Recomenda-se não só pulverizar a planta, mas também saturar o solo. Assim, as folhas e caules se tornarão venenosos para os parasitas.

Para evitar o apodrecimento das raízes, evite regar com frequência.

Compartilhe este Post