Você sabia que muitas das plantas que costumávamos cultivar em casa são consideradas venenosas por natureza?
Confira quais são!
1. Comigo-ninguém-pode

Apesar de ser uma planta venenosa, muitas vezes pode ser encontrada em apartamentos e creches.
Acredita-se que a dieffenbachia tenha um bom efeito na qualidade do ar e seja um purificador natural. No entanto, libera suco tóxico que, em contato com a pele ou mucosas, pode causar reação alérgica e inchaço da laringe.
É improvável que tanto suco entre no corpo para causar envenenamento perigoso, mas é melhor deixaf a Comigo-ninguém-pode longe de crianças e gatos.
2. Philodendron

Outra planta com suco venenoso é a filodendro. A reação à toxina contida nela é semelhante às consequências do suco de Comigo-ninguém-pode: a pele incha e coça.
Apesar do fato da planta ter muitas subespécies, nenhuma delas é segura. Se acontecer de muito suco de filodendro entrar no corpo, podem ocorrer convulsões, envenenamento grave e até insuficiência renal.
3. Alocasia

Alocasia, um parente distante da dieffenbachia, causa uma reação no corpo quando em contato com suco tóxico.
As membranas mucosas incham, avermelham e coçam, e algo semelhante a uma queimadura aparece na pele.
Se seus animais gostam de se deliciar com as folhas verdes das plantas de interior, é melhor se recusar a cultivar alocasia para que o animal de estimação não seja envenenado acidentalmente.
O mesmo se aplica a crianças pequenas que, por curiosidade, podem morder uma folha.
4. Euphorbia

Euphorbia contém suco venenoso, que, se as folhas forem quebradas ou a planta for cortada, pode entrar na pele e causar queimaduras. E se você acidentalmente levar a toxina para os olhos, existe o risco de perder temporariamente a visão.
Se você morder um pouco da folha e engolir, náuseas e vômitos se instalarão e, em alguns casos, a pessoa pode até perder a consciência. Portanto, a flor não pode ser colocada categoricamente onde as crianças terão acesso a ela.
5. Monstera adansonii

Uma planta bonita e popular em interiores, mas venenosa. As folhas requerem cuidados especiais: elas não podem ser quebradas sem luvas de proteção.
A toxina contida na planta causa graves consequências: asfixia, inchaço, queimação. Isso não é apenas desagradável, mas não desaparece rapidamente – os efeitos podem persistir por uma semana.