A planta jade é provavelmente a suculenta mais cultivada no mundo. É popular porque é muito fácil de cultivar e porque dizem que traz sorte e dinheiro.
A planta jade é excelente planta caseira que pode crescer até 3 metros de altura quando plantadas ao ar livre. As plantas jade tem poucos problemas para crescer, mas as folhas amareladas costumam ser um sinal precoce de que algo está errado.
Folhas amareladas na planta jade: causas
As folhas amarelas da planta jade devem ser examinadas e tratadas o mais rápido possível. As causas podem ser muito diferentes.
1. Problemas de irrigação ou drenagem
Esta é a causa mais comum de folhas amarelas.
Esta variedade de suculenta prospera em solos arenosos e secos. Portanto, se seu solo retém muita umidade, a planta Jade não se beneficiará com isso.
Sempre use uma mistura de solo que possa drenar e não retenha água. Use um vaso de barro, possivelmente sem esmalte, que permita que a umidade evapore.
2. Parasitas
Não ignore os sintomas de infestação por parasitas. A planta jade é suscetível ao ataque de ácaros , pulgões e infecções por mosca branca.
Essas pragas podem se alimentar da planta e afetar a aparência da mesma.
A maioria das pragas se esconde e se alimenta na parte inferior das folhas. Certifique-se de inspecionar e desinfetar cuidadosamente esta área.
3. Infecção por fungos
As doenças fúngicas são uma ocorrência rara no que diz respeito à planta Jade. A natureza suculenta das folhas protege contra infecções.
A maioria das infecções fúngicas ocorre quando a umidade é muito alta. Até mesmo o uso de ferramentas infectadas para poda e propagação pode causar infecção fúngica. Limpe suas ferramentas de jardim antes e depois de usá-las.
Folhas enrugadas
Há dois motivos pelos quais as folhas da planta jade ficam enrugadas. Ambos se relacionam com a irrigação. A maneira melhor e mais rápida de determinar isso é verificar o solo e as raízes.
1. Muita água
Se o solo estiver úmido e as raízes parecerem apodrecer, isso é um sinal claro de irrigação excessiva. A solução mais rápida para o problema é replantar a planta mudando completamente o solo.
2. Pouca água
Se não houver sinais claros de umidade excessiva ou raízes apodrecendo, a planta está claramente desidratada. Nesse caso, regue a planta com mais frequência e as folhas devem começar a melhorar depois de alguns dias.
O habitat natural destas plantas e o clima são elementos fundamentais a ter em atenção.