Gerânio: a flor que é tendência em decorações

Handreza Hayran
Handreza Hayran
8 Minutos de Leitura
Fonte: Instagram @darya_flowers_zp

O gerânio é muito usado na decoração de fachadas e varandas por causa das suas cores vibrantes que levam vida aos ambientes.

Conhecido também por nomes como pelargônio-pendente, pelargônio e gerânio-hera, o Pelargonium peltatum é uma planta do tipo herbácea que pende, mas sem se ramificar muito.

Essa é uma espécie vegetal muito antiga, que possui uma série de propriedades interessantes e, é muito usada desde os tempos da Grécia e Roma antigas.

Mas se você quer conhecer mais a fundo o gerânio e as suas propriedades, continue a leitura desse texto.

Existem diversos tipos de gerânios

Muita gente não sabe disso, mas existem aproximadamente trezentos tipos de gerânio, o que dá a essa planta tropical uma grande diversidade.

Mesmo que existam vários tipos, existem dois deles que se popularizaram mais e, por isso são mais facilmente encontrados:

  • Gerânio ereto ou gerânio ferradura (Pelargonium Hortorum);
  • Gerânio pendente (Pelargonium Peltatum).

Como dá para imaginar, o gerânio ereto vai crescendo para cima e, fica bem em floreiras e canteiros porque forma agrupados de plantas.

Por outro lado, o gerânio pendente cai pelas bordas dos vasos e, fica muito bem nas janelas das casas, compondo uma decoração bonita e muito alegre.

Em alguns locais da Europa, essas flores são usadas na decoração e, também na produção de geleia, creme adstringente e vinagre.

Diversidade de cores de gerânios

O gerânio é muito usado como planta ornamental em projetos paisagísticos. Além de ser muito bonito, existe uma grande variedade de cores.

Amarelo e branco os dois mais facilmente encontrados. Apesar disso, procurando bem é possível encontrar plantas rosa, vermelhas e até roxas que são belíssimas.

O amarelo fica muito bem em decorações e deixa o ambiente mais alegre, enquanto que as flores cor de rosa são delicadas e combinam com um ambiente mais leve.

O gerânio forma arbustos perfumados

O gerânio tem propriedades medicinais e, já é usado dessa maneira há séculos. Mas poucos desses benefícios realmente se comprovaram.

Então, ao longo da história da humanidade a espécie ficou realmente muito conhecida pela sua beleza. E é dessa forma que ela sempre foi utilizada.

Além de belos, os arbustos de gerânio são também muito perfumados e, deixam o ambiente com um aroma leve e muito agradável.

Esses arbustos vivem muito bem em locais com temperaturas amenas, apesar de que conseguem viver muito bem em todos os climas do Brasil.

Apesar disso, se você quiser cultivar a espécie, tenha em mente que o calor excessivo e muita umidade podem ocasionar danos ao vegetal.

Quando as temperaturas se elevam demais, é preciso aumentar a frequência das regas. Por outro lado, quando a umidade está alta, deve-se colocar menos água na planta.

Tipo de solo e adubação

O gerânio é originário da África do sul e, está muito bem adaptada a temperaturas elevadas e sol forte. Por isso, o ideal é fazer o cultivo em vasos e jardins que sejam devidamente preparados utilizando-se uma mistura de terra e algum tipo de composto orgânico.

Você pode utilizar humus de minhoca ou esterco, mas não é recomendado misturar os compostos.

O importante é que o solo tenha uma boa drenagem e, ao mesmo tempo seja fértil. Caso seja preciso garantir uma drenagem mais eficiente, mistures areia ao solo.

Para fazer a rega, sempre observe o clima. Na maioria das situações isso deverá ser feito com frequência de duas vezes por semana.

Em dias quentes, épocas em que venta muito ou, quando a planta está em vaso de barro, é preciso aumentar a frequência.

Tenha a certeza de que a água não ficará empoçada no fundo do vaso porque isso faz as raízes apodrecerem.

Se você quer ter o gerânio sempre florido, precisa deixa-lo na luz. Quando vivem em ambientes bem iluminados, florescem o ano todo.

Usar um adubo líquido NPK 4-14-8 vai dar um aporte de fósforo para a planta e, isso fará com que ela cresça ainda mais.

O gerânio é sensível a pragas e doenças

Uma das desvantagens de cultivar o gerânio é que ele é sensível a doenças e pragas. Por isso, é preciso ter alguns cuidados.

Se você estiver adubando demais a planta, vai perceber um predomínio de folhagem e falta de flores.

Caso isso aconteça, pare de adubar a planta e, então depois de um tempo volte a fazer isso usando um material com menor concentração de nitrogênio.

Folhagem retorcida com brotos: doença bacteriana

Caso a folhagem fique retorcida e surjam brotos no solo, pode ser que a planta esteja com uma doença bacteriana.

Infelizmente, não se pode fazer nada nesse caso e, é preciso destruir a planta completamente. E não utilize nenhuma parte dela para obter novas mudas.

Estiolamento: folhas ficam espalhadas

O estiolamento também é comum nessas plantas. Ele ocorre devido a baixa luminosidade e, os ramos começam a crescer e as folhas ficam espalhadas.

Nesse caso é preciso colocar a planta em um local de maior exposição ao sol. Pelo menos por um pequeno período, é fundamental que o gerânio receba luz direta.

Fungos: a base do caule escurece

Além disso, existem ocasiões em que a base do caule escurece. Isso ocorre geralmente pela presença de fungos, que aparecem quando há muita umidade.

Nesse caso também não há cura e, é preciso destruir completamente a planta. O mesmo vale para quando a planta pega uma doença viral e começa a ficar retorcida, amarelada e manchada.

Se você perceber que a planta está cheia de insetos em volta, você pode usar um pouco de óleo de neem ou inseticida. Mas faça as aplicações sempre após o entardecer.

Manchas marrons e amarelas

Por fim, é comum surgirem manchas marrons e amareladas nas plantas. Nesse caso, provavelmente é preciso colocar mais água.

Aumente a frequência de regas e, diminua a intensidade da ventilação. Mas evite jogar água sobre as folhas. O ideal é umedecer apenas o substrato.

Conclusão

O gerânio é uma belíssima planta ornamental, que tem também propriedades medicinais e, que serve para a produção de alimentos.

Devido à sua beleza e cores, fica muito bem em projetos de paisagismo. Então, se você está pensando em decorar a sua casa com plantas, o gerânio é uma ótima opção.

Compartilhe este Post