Capa de almofada estilo patchwork: decoração única (+21 fotos)

Handreza Hayran
Handreza Hayran
6 Minutos de Leitura
Fonte: Instagram @natalya.klyueva.art

Uma técnica popular desde a antiguidade e que permite decorar o dia a dia é o patchwork. Gradualmente, sua popularidade diminuiu, mas recentemente ela voltou a ser procurada e encontrou seus fãs.

Utilizando a técnica de patchwork, são criados elementos interiores originais, diversos acessórios com diferentes soluções de design. Agora, uma atenção especial está sendo dada as almofadas e cobertores feitos neste estilo. Você mesmo pode fazê-los, não apenas para você, mas também como um presente para seus amigos.

Vantagens do estilo patchwork

árvore de natal com neve artficial

Todo mundo já viu travesseiros ou cobertores feitos de retalhos (pedaços de vários tecidos) pelo menos uma vez.

No processo de confecção de almofadas no estilo patchwork, diferentes materiais podem ser usados. Esta é a ideia que está por trás desta técnica: combinar materiais para ganhar uma nova vida.

Ao longo anos de existência da técnica do patchwork, os mestres criaram numerosos esquemas, dos mais simples aos mais complexos. Não é difícil criar tais produtos, basta dominar a técnica da costura, e também fazer o trabalho com cuidado. Então os resultados obtidos vão superar todas as expectativas.

Capa de almofadas estilo patchwork: opções

Costurar travesseiros não é tão difícil, embora muitos tenham medo de fazer. A principal condição é saber por onde começar. Para quem está começando, é melhor escolher um esquema mais simples.

  • Almofadas estilo patchwork de triângulos. Esse item decorativo é feito de retalhos de tecido de diferentes cores e texturas. Os mesmos triângulos são cortados deles e costurados sequencialmente em uma determinada ordem.
  • Quadrado de retalhos. Um esquema muito conveniente para artesãos novatos. Nesse caso, retalhos quadrados de tecido são necessários. Eles também podem ter cores diferentes, mas devem ter a mesma largura, já o comprimento pode ser diferente.
  • Conjuntos de retalhos de Dresden. É um diagrama composto por elementos que lembram pétalas de flores. Como resultado, um elemento original é obtido no centro da almofada quadrada; tal almofada será especialmente apropriada no interior de um berçário ou quarto.

Capa de almofada na técnica “Dresden”

Se você deseja criar almofadas de patchwork e não quiser formas geométricas regulares, mas algo mais original, você pode tentar a técnica de patchwork de Dresden:

  1. Para começar, selecione tecidos de cores diferentes. Geralmente usa-se de 5 a 8 tipos pensando na combinação com antecedência.
  2. Comece a fabricar modelos, de acordo com os padrões que serão executados. Eles são feitos de acordo com as dimensões da almofada acabada. Os padrões são círculos e pétalas.
  3. No estágio seguinte, comece a cortar peças para a almofada de patchwork. Normalmente medem de 1 a 1,5 cm. Para facilitar o trabalho e obter padrões idênticos, podem ser confeccionados gabaritos já tendo em conta as folgas.
  4. Conecte todas as pétalas.
  5. Depois que todas as pétalas estão conectadas, um círculo é costurado no centro, você obtém uma flor, que é chamada de patchwork Dresden.
  6. Em seguida, esta flor é costurada na base de uma almofada quadrada.
  7. Esta almofada pode ser usada para decorar qualquer sofá.

Capa de almofada estilo patchwork de triângulos

Este produto é costurado a partir de triângulos na técnica de patchwork. Os espaços em branco são preenchidos a partir de quadrados cortados diagonalmente.

  1. Quando contar o número de triângulos de cores diferentes, comece a recortá-los do tecido.
  2. Tendo preparado todos os triângulos, comece aos poucos a costurá-los.
  3. Depois que a parte da frente da almofada de patchwork estiver pronta, prossiga para o padrão da parte de trás da futura almofada. Costure nas bordas.
  4. Nesta fase, você precisa costurar o zíper para que posteriormente possa remover a capa.
  5. Por fim, preencha a fronha com enchimento e nossa almofada de patchwork estará pronta.

Clássico: quadrados

Para criar tal produto, você precisa preparar 16 quadrados do mesmo tamanho, por exemplo, com um lado de 10 cm. Você pode escolher 2-5 cores diferentes que são combinadas entre si e com itens de interior, ou cortar a metade em tecido multicolorido, metade liso.

  • Os elementos são costurados juntos em 4 listras.
  • Em seguida, as tiras devem ser fixadas juntas.
  • A parte de trás da capa deve ser sólida. Você pode costurar um zíper em uma das laterais da capa ou selecionar 20 cm para a bainha.
  • A capa acabada pode ser preenchida com espuma, acolchoamento de poliéster ou outros materiais de sua escolha.

Patchwork japonês

O patchwork inglês é mais conhecido em todo o mundo. Mas uma técnica semelhante existe no Oriente. Essa técnica tem várias diferenças.

O tecido mais comum para o trabalho é a seda. Além disso, os japoneses não gostam da costura à máquina em produtos caseiros. Eles acreditam que um item de qualidade realmente alta se distingue pelo trabalho manual. Portanto, a técnica utiliza um ponto especial “é feita na agulha”.

Assim, além de fixar as peças de tecido, decoram o móvel com bordados e apliques.

Os japoneses transformaram o patchwork em um tipo especial de arte, então o trabalho nesta técnica realmente é especial.

Agora que você já descobriu a técnica conheça mais modelos!

Compartilhe este Post