Muitas pessoas que decidem entender os ensinamentos do Feng Shui com mais detalhes não sabem por onde começar. Neste artigo, convidamos você a entender os fundamentos desse conceito.
O que é Feng Shui?
Esta palavra em tradução literal significa “vento” e “água” . Esta prática pertence à doutrina filosófica chinesa – Taoísmo .
O conceito principal do Feng Shui é a energia vital Qi. Acredita-se que o Qi esteja localizado no espaço ao nosso redor e, para alcançar o bem-estar e a harmonia consigo mesmo na vida, é necessário aprender a gerenciar essa energia.

O taoísmo é uma doutrina filosófica que se originou na China. Tao é traduzido como “caminho” ou “estrada” e descreve um modo de vida livre em harmonia com a natureza.
Feng Shui é um ensinamento relacionado ao Taoísmo. Ambas as direções implicam uma crença básica de que tudo está interconectado.
Os antigos taoístas, que desenvolveram a arte do Feng Shui, decidiram separar sua escola como resultado.
Eles estenderam seu estudo para a formação do ambiente e como ele se sincroniza com os fluxos naturais de energia (chamados “chi”).
Este artigo descreve os fundamentos do chi e explica como o “bom chi” pode promover saúde e felicidade.
Quais são as regras básicas do feng shui?

O objetivo do feng shui é melhorar seu bem-estar analisando seu espaço através do chi, o fluxo invisível de energia que traz vida.
O feng shui moderno é baseado em dois ensinamentos antigos diferentes, porém seus princípios podem ser resumidos da seguinte forma:
- A energia deve sempre fluir livremente pelo espaço, pois os obstáculos podem afetar negativamente o meio ambiente.
- Elementos naturais (ar, água, metal, fogo, madeira e terra) devem estar presentes, mas devem estar equilibrados para formar energia positiva.
- Objetos dentro do espaço devem ser organizados de uma certa maneira para melhorar o bem-estar.
Ou seja, em sua essência, o feng shui não é sobre superstição, religiões da “nova era” e todos os outros esoterismos com os quais essa direção geralmente está associada.
A ideia principal está centrada em uma abordagem prática para melhorar sua interação com o mundo exterior.
Seguindo os princípios do Feng Shui, você pode criar um espaço bonito e harmonioso que cria uma sensação de paz, renovação e felicidade.
Como transformar sua casa com feng shui

As 5 dicas a seguir irão ajudá-lo a estabelecer um bom chi e criar uma sensação de segurança e paz em seu espaço.
1. Se livre da bagunça
A bagunça tem um efeito muito negativo na sua saúde física e psicológica. Quando você acumula coisas ou não limpa seu espaço com cuidado, está sufocando seu qi.
Na verdade, a desordem não apenas bloqueia a boa energia, mas também incentiva a energia negativa.
Isso se deve ao fato de que a bagunça sobrecarrega seu cérebro, torna-se difícil para a pessoa se concentrar. Se você sonha com serenidade e clareza, comece com arrumando e limpando a casa.
2. Pense na localização das coisas

Existem vários fatores principais para organizar uma casa de acordo com o Feng Shui. Um deles – o fluxo desobstruído de energia – pode ser melhorado fazendo um tour pela casa.
Comece pela porta da frente. Certifique-se de que parece acolhedora e não esteja cheia de lixo. Ela também deve funcionar (ou seja, a maçaneta deve funcionar corretamente). Pense nisso: se você não consegue nem entrar pela porta, e o resto da casa?
Agora entre na porta e examine o corredor. Se eles não estiverem disponíveis, a primeira coisa que você vê ao entrar na casa deve irradiar tranquilidade.

Certifique-se de que este espaço não esteja cheio de sapatos, roupas e bolsas. Por fim, entre em todos os cômodos da casa e preste atenção na disposição dos móveis.
É muito grande para o quarto? Talvez bloqueando portas, janelas ou passagens? Você os colocou desajeitadamente, e é por isso que agora é difícil para você se mover pela sala?
Se você não pode se mover livremente no espaço, isso é um sinal claro de que a energia circula mal.
3. Elimine vazamentos de energia
Existem várias opções de como a energia pode vazar em uma casa. Para simplificar, observe os problemas para os quais você geralmente faz vista grossa:
- Algo que precisa ser corrigido;
- Dispositivos quebrados armazenados;
- A água jorrando em vão;
- Algo que não está funcionando bem;
- Decoração pouco atraente.
Você precisa evitar estar em um espaço com elementos irritantes que são constantemente esquecidos.
Tome seu tempo, encontre e lide com coisas quebradas, decoração feia e qualquer coisa que não funcione bem. Além disso, pense em sua contribuição para o meio ambiente.
4. Adicione elementos de serenidade

Feng Shui não significa que você apenas tem que consertar ou jogar algo fora, você tem que conectá-lo ao seu espaço.
Se possível, escolha uma decoração funcional (ou pelo menos uma que tenha o máximo significado emocional para você), feita com materiais de alta qualidade e não tóxicos.
Itens de Feng Shui para a casa
Não aconselhamos você a correr atrás de todo esse monte de itens em nome do Feng Shui (lembre-se da etapa de organização), mas você pode muito bem tentar implementar alguns em sua casa.
Plantas de interior (terra)

Ganhe benefícios elementais da terra cuidando de uma planta em casa. A planta de casa mais resistente e despretensiosa, por exemplo, uma zamioculca será um excelente elemento doméstico do feng shui.
Velas naturais (fogo)
Entre no elemento fogo com velas feitas de ceras naturais e não tóxicas. Você pode usar velas à base de soja ou cera de abelha.
Purificador de ar (ar)
De acordo com o Feng Shui, precisamos respirar o ar mais limpo, mas e se vivermos em uma cidade onde o ar é altamente poluído? Use purificadores ou filtros de ar para corrigir o problema.
Vidraria básica (água)
Uma das melhores maneiras de obter benefícios do elemento água é colocar um fluxo de água à vista. Mas você pode não gostar de morar perto de uma fonte de água ou de uma fonte em sua casa. E o que fazer?
Materiais como cristal, espelho e vidro são considerados “representantes” do elemento água. Melhor ainda, se você puder colocar um recipiente de água em algum lugar para armazenar a energia do elemento água.
Aço inoxidável (metal)
O aço inoxidável é uma liga de vários elementos com metais terrosos, como ferro e níquel. Além disso, é um dos materiais mais confiáveis, porque esse aço é forte, resistente à ferrugem e à destruição, e também possui um brilho perceptível, mas agradável aos olhos.
Você pode trazer o elemento do metal para sua casa com um conjunto de talheres de aço inoxidável com aparência prateada.
Coisas feitas de madeira (madeira)

Você pode introduzir o elemento madeira em sua casa de várias maneiras, por exemplo, colocando pisos de madeira, colocando móveis de madeira ou outros elementos decorativos.
Uma bela e prática peça de madeira natural, como uma tábua de corte feita à mão, é uma maneira fácil de combinar estética e funcionalidade.
Por respeito a esta filosofia e seus seguidores, devemos dizer que o Feng Shui é muito mais profundo do que os conceitos básicos descritos neste artigo. Este é apenas um artigo, e não toda a ciência como um todo.
No entanto, o Feng Shui pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente de suas crenças pessoais ou espirituais.
Preste atenção ao espaço que você cria ao seu redor – e você se tornará mais feliz e saudável. E esse estado positivo se espalhará para outras áreas de sua vida.