A caramelização é um processo de processamento de alimentos bastante comum, quando o açúcar neles se transforma em caramelo. É esta forma lenta de cozinhar que permite obter não só novos sabores, mas também um olhar extraordinário para alguns vegetais que nos são familiares.
Revelamos os segredos de como fazer cebola caramelizada corretamente. Nesta forma, é utilizado para adicionar a saladas, pizzas, tortas, sopa de cebola, e também é servido à mesa como prato à parte. Esta iguaria vai bem com bife e churrasco de qualquer carne.
O que é cebola caramelizada?
As cebolas caramelizadas são preparadas de maneira que no processo de fritura prolongada de rodelas ou tiras de cebola, elas definham lentamente, seguidas de uma mudança de cor para marrom escuro ou próximo disso.
Dicas de donas de casa experientes:
- Ao caramelizar cebolas, não use o aquecimento forte do fogão ou fogo alto. Caso contrário, o conteúdo da panela queimará e, em vez de um produto perfumado e adocicado, surgirão brasas amargas.
- Você não pode cozinhar cebolas caramelizadas com pressa. Você terá que alocar pelo menos meia hora, o que deve ser levado em consideração ao planejar o trabalho na cozinha.
- Uma panela de fundo grosso é usada para que as fatias de cebola cozinhem uniformemente.
Atenção! Cebolas caramelizadas são bastante calóricas. 100 g de cebola acabada contém aproximadamente 223 kcal.
O que e como servir cebola caramelizada
Chefs de todos os países preparam cebolas caramelizadas. A sua aplicação é bastante vasta, mas cada cozinha serve este mimo com características próprias.
Você também pode usar cebolas caramelizadas ao servir outras refeições. Vai bem com:
- bolinhos com carne;
- bifes de vaca ou porco fritos;
- bolinhos;
- batatas;
- bolinhos de carne.
Em geral, ao servir cebolas caramelizadas, você pode se guiar pelo seu próprio gosto. Alguns usam para colocar nas torradas e sanduíches. Você pode adicionar uma cebola às tortas, à sua pizza favorita, mudando ligeiramente a receita usual.
Como fazer cebola caramelizada
O processo de preparação deste prato é simples:
- Primeiro, as cebolas descascadas são cortadas em meias argolas.
- O óleo em uma frigideira esquenta um pouco. A cebola é colocada nela, misturado com óleo. Refogue em fogo médio por cerca de 5 minutos.
- Especiarias e sal são despejados na panela. O fogo pode ser reduzido. Sob a tampa, a cebola continua a refogar em fogo muito baixo por cerca de 12 a 15 minutos.
- Com a tampa aberta, a cebola é frita até ficar escura. Se a cor da cebola mudou e o líquido ainda não evaporou completamente, é permitido aumentar o calor.
- No final, despeje o vinho branco, misture as cebolas e frite por mais 2-3 minutos.
Cebolas caramelizadas prontas podem ser usadas a seu critério. É maravilhoso tanto quente quanto fria.